top of page

Sobre

A Associação Brasil Sem Frestas Porto Alegre (BSF Poa) é uma organização que existe desde 2021 e funciona exclusivamente a partir do trabalho de voluntários que se dedicam a fazer a diferença em seu entorno. 

Revestimos moradias de madeira repletas de frestas, por onde entram frio, umidade, insetos e, no verão, muito calor. O trabalho do BSF Poa é grampear placas feitas de caixas de leite (limpas e costuradas) nas paredes, para garantir conforto térmico a essa população e, como benefício extra, retiramos milhares de caixas Tetra Pak do ambiente, que seriam destinadas a aterros sanitários.

Somos uma Associação sem fins lucrativos, laica e apartidária.

MISSÃO

Melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas em vulnerabilidade social com a eliminação de frestas de suas casas e atuar na proteção do meio ambiente.

VISÃO

Ser reconhecido como associação civil sem fins lucrativos comprometida com a moradia digna e seu acesso às pessoas em vulnerabilidade social,  além da promoção e desenvolvimento da educação ambiental e da proteção do meio ambiente.

História

No ano de 2010, em meio a uma tempestade, na fria cidade de Passo Fundo/RS, a química industrial Maria Luisa Camozatto refletiu sobre uma forma de auxiliar famílias em cujas casas as frestas permitiam a entrada de chuva, vento e frio. A partir dessa motivação, Maria Luisa pensou em revestir as residências vulneráveis de sua cidade com caixas de leite, um material em geral descartado inadequadamente e que é térmico. Surgia o Brasil Sem Frestas, coletando embalagens Tetra Pak para revestir as paredes de casas de madeira. O resultado foi tão importante, trazendo conforto térmico e melhoria visual das casas que foi chamando a atenção da comunidade. Maria Luisa foi convidada a falar em eventos, em programas de televisão e assim, recebeu voluntários para ajudar e divulgou a iniciativa para outras cidades.

Na cidade de Porto Alegre /RS, no mês de abril de 2021, assistindo a uma reportagem sobre a falta de alimentos em decorrência da pandemia, Carla Elisabeth Stelter viu a moradora da Ilha da Pintada mostrando a geladeira vazia, porém o que mais lhe chamou a atenção foram as frestas enormes na parede da cozinha humilde. A angústia de  imaginar o frio que a moradora e as crianças passariam no inverno gelado que se aproximava foi o suficiente para lembrar do projeto nascido em Passo Fundo. No dia seguinte conseguiu o contato da  criadora do projeto Brasil Sem Frestas e, com as informações prontamente repassadas por Maria Luisa, Carla apresentou o projeto ao grupo de estudos ambientais na SECAP (Sociedade Espírita Cristo Amor e Paz), de onde saíram os primeiros voluntários. A esse grupo uniu-se Ivanir da Silva, que havia voluntariado no BSF em Passo Fundo e, com placas fornecidas por Maria Luisa, foi revestida a primeira casa, na comunidade Vida Nova, na Restinga. O que era para ser o revestimento de uma casa, com esse grupo de amigos, evoluiu, e em 07 de julho de 2023 passou a ser a Associação Brasil Sem Frestas Porto Alegre, composta por muitos voluntários imbuídos desse sonho, o de tornar mais digna a vida de famílias vivendo em casas tão precárias.

Gestão 2023-2026

Diretoria

Presidente
Shirley da Silva Lima
1° Secretária
Débora Heineck
2° Secretária
Lisiane Teves Souza
1º Tesoureira
Ana Maria Giorgi
2° Tesoureiro
Rodrigo Oliveira de Castro
Conselho Fiscal​
Luiza Helena Z. Lontra; Antônio P. B. Villanova

Coordenadores das Sedes

Administrativos
Mario Luiz Vicente; Ada Calegaro
Sede Leste
Rosana J. Kuhn; Véra Terezinha da Conceição; Roselaine de Paulo Menezes
Sede Sul
Maria de Lourdes S. Tamanchieviez; Janete Z. Schroeder
Costura - Sul
Wagner Soares

Coordenadores de Revestimento

Zona Sul
Carla Elisabeth Stelter
Zona Sul Semana
Denise Iara Gomes Alves
Extremo Sul
Lisiane S. S. Ramires; Alexandre V. de Fraga
Leste / Norte
Roselaine de Paulo Menezes; Magda Suzana Rossato
bottom of page